Não se sabe da existência formal documentada da construção da Capela de Nossa Senhora das Mercês situada em Alcaçuz, Nísia Floresta, apenas conta-se os relatos através das décadas que a construção da capela aconteceu por volta dos anos de 1840 levando cerca de 2 anos para ser concluída. Tais relatos contam que os esforços para a construção da mesma, partiram da própria comunidade de fieis moradores da comunidade de Alcaçuz, a qual neste período pertencia a Papary nome antigo da cidade.
A capela de Nossa Senhora das Mercês tem suas paredes construídas de pedras, as quais oriunda das falésias da Praia de Barreta, da região do chamado Rio Doce. Conta-se que estas pedras eram trazidas pelos fieis moradores da comunidade por caminhos feitos nas Dunas de Alcaçuz, em viagens ao amanhecer e entardecer. Também se conta que algumas das pedras foram retiradas da casa de Pedra de São Loustau Navarro, localizada a alguns quilômetros da capela.
A padroeira intitulada de Nossa Senhora das Mercês, teve sua escolha a partir de sua aparição a um humilde pescador e morador do distrito de Pirangi do Sul, o qual nos dias atuais não se tem o nome registrado. Conta-se que ao alvorecer do dia 24 de setembro este saiu para sua pesca cotidiana em alto mar. Após estar embarcado em determinado momento deparando-se com perigos os quais colocavam em risco sua vida e segurança. Com estas aflições o pescador elevou sua mais sincera prece a Virgem Santíssima rogando sua intercessão. Olhando para as águas do mar revolto, esse viu sob uma pedra uma pequena imagem de Nossa Senhora. Neste momento elevando suas mãos ao céu o pescador pediu que pudesse chegar com vida e segurança em terra, conseguindo pegar a imagem e com esta em mãos, prometeu: “ Hoje é dia 24 de setembro, assim todo dia 24de setembro será dia de muitas graças. Prometo de dar uma capela e uma festa todos os anos neste dia".
Neste período a Comunidade de Pirangi do Sul não possuía capela, nem as comunidades vizinhas, apenas em Alcaçuz se havia iniciado a construção de uma pequena capela de pedra. Com este cenário a Imagem ficou na casa do pescador, onde iniciou-se uma devoção a Nossa Senhora das Mercês decorrente as inúmeras graças que eram alcançadas aos que a pequena imagem recorriam. Com o aumento da devoção se foi decidido que a imagem se tornaria padroeira da Capela que estava sendo construída em Alcaçuz, a qual teve sua construção acelerada pelos moradores que carregavam as pedras junto a mulheres e crianças da comunidade. Com o termino da construção da Capela a Imagem de Nossa Senhora das Mercês foi para esta trazida, onde cada vez mais se aumentou a devoção, tendo desde o ano de sua aparição mantida a promessa do pescador sendo todo o dia 24 de setembro comemorado o dia de Nossa Senhora das Mercês Padroeira de Alcacuz,celebrando-se uma Santa Missa em sua honra.